12 de março de 2005

Super Amigos [ Gulliver ]

Alê Nunes

Ao contrário do que muitos imaginam, o Falcon não reinou sozinho no imaginário dos garotos da década de 70. Nessa época a Gulliver lançou a série Super Amigos - A Maior Coleção de Figuras Articuladas, segundo a própria empresa.

A série era composta por dez bonecos articulados (23 cm), com roupas e acessórios, mas que ao contrário do Falcon, trazia em sua linha personagens já consagrados pelo público: Batman, Robin, Super-Homem, Batgirl, Mulher-Maravilha, Zorro, Billy the Kid, General Custer, Jerônimo e Jogador Futebol-Brasil. Sim, é isso mesmo, no meio de tantos personagens norte-americanos um jogador de futebol, representando o orgulho da nação tupiniquim.


(*)

Além dos bonecos, a Gulliver oferecia cartelas com os uniformes avulsos e um par de cavalos (americano e índio) para incrementar ainda mais as aventuras dos heróis.

Um olhar mais atento sobre a coleção pode encontrar alguns erros na composição dos uniformes dos super-heróis, mas o caso mais divergente é o da Mulher-Maravilha, que apresenta um uniforme totalmente inspirado no Capitão América e não na Princesa Amazona.

Nas fotos da coleção de Kenny Zukowski, pode-se ver mais detalhadamente a figura do Jerônimo e seus acessórios.



(**)

Apesar de não terem alcançado tanto sucesso quanto seu concorrente Falcon, os bonecos da coleção Super Amigos são extremamente raros e muito apreciados pelos colecionadores.

Agradecimento:
(*) Marcos Guazzelli - Brinquedos de Faroeste
(**) Kenny Zukowski - Escala 1 Sexto

4 comentários:

  1. Boa tarde a todos parabéns pela matéria, tenho 48 anos e vivi nesta época onde se dava muito valor aos brinquedos....eu tenho o orgulho de ter em excelente estado o boneco do Zorro o único que tive.abs Rubens CAmpos

    ResponderExcluir
  2. Hallo , mein Name ist Micha und ich komme aus Deutschland . Ich habe Model Toys Figuren aber von " DAREDEVIL ".
    bei uns gab es leider keine Super Helden dafür aber andere Charaktere.
    Wäre schön wenn ich Sammler finde mit denen man sich austauschen kann.
    Viele Grüße aus dem kalten Deutschland.
    Micha

    ResponderExcluir
  3. Eu tive antes dos falcons... eram maravilhosos, tive cowboy meu irmão o índio ,tive também a cartela do Batman, se souber aonde posso encontrar por favor me mande um email.. grato

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tive o Batman e o Zorro.Estes bonecos surgiram 1 ou 2 anos antes do Falcon, ou seja por volta de 1975 ou 1976. Conviveram por um curto período nas prateleiras das lojas, pois o marketing da Estrela foi imbatível e rapidamente os bonecos da Gulliver desapareceram!

    ResponderExcluir