14 de janeiro de 2005

Os Brasilianos [ Gulliver ]

Alê Nunes e Yudi Deguchi



Em 1977, a Gulliver lançou uma coleção de bonecos com tema nacional chamado Os Brasilianos. Dividida em três “turminhas”, Índios, Bandeirantes e Cangaceiros, os personagens tinham nomes bem característicos da cultura brasileira (Amazonas, Guaraná, Lampião, Maria Bonita, entre outros). Os bonecos podiam ser encontrados em caixas com dez figuras ou cartelas com uma ou duas figuras. Além do brinquedo, também foi lançada uma revista em quadrinhos com os personagens.

Infelizmente, tanto a coleção da Gulliver, quanto a publicação tiveram pouco tempo de vida, tornando-se itens muito desejados pelos colecionadores. Existe uma hipótese que o cancelamento da série deve-se ao fato da filha de Lampião e Maria Bonita ter processado a Gulliver e a editora que publicava a revista por usarem o nome de seus pais sem autorização.

De qualquer maneira fica registrada essa bela iniciativa da Gulliver de fabricar uma série com tema nacional.



4 comentários:

  1. Eu tenho um dos indiozinhos até hoje. É tão difícil encontrar material e informação sobre essa série na internet. Tinha vontade de saber quanto custa um boneco desses hoje. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. agradeço a imagens...vou fazer uma postagem com devido credito ao vosso blog!
    grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Havia também roupas de cama ( lençol, fronha).

    ResponderExcluir
  4. Marcos visite o post adicionei novas informações colhidas com o Filho de Ortega, John acrescentou nomes de varios fabricantes inclusive da linha de cama e banho que vc cita
    http://anacaldatto.blogspot.com.br/2014/01/os-brasilianos.html

    ResponderExcluir