29 de abril de 2012

Super Máquina [ Glasslite ]

Alê Nunes


A Super Máquina foi um dos seriados de maior sucesso dos anos 80. Michael Knight, um ex-policial dado como morto, e seu super carro, KITT, lutam pela justiça com o apoio da Fundação Pela Lei e Pelo Governo, que construiu KITT e financia as aventuras da inusitada dupla.

KITT não era apenas um carro com tecnologia e armas avançadas, era dotado de inteligência artificial e possuía personalidade marcante, o que garantia ótimos diálogos entre os protagonistas da série.

Nesse período a Glasslite produzia muitos brinquedos licenciados de seriados e desenhos animados, e a Super Máquina foi mais uma franquia de seu vasto catálogo.

Vários veículos já existentes na linha de produtos da empresa foram convertidos para poder fazer parte da coleção Super Máquina. Como resultado, os veículos não tinham escala 100% compatível. Carros, moto, helicóptero e caminhões foram produzidos na cor preta e ostentavam os adesivos da série. Óculos, bonecos (no estilo Comandos em Ação) e figuras estáticas também fizeram parte dessa coleção.

Apesar de originalmente KITT ser um Pontiac Trans AM, outros modelos de carros também foram utilizados pela Glasslite para retratar o veículo. O ponto alto da série era um modelo de controle remoto, porém ao invés do Trans AM, era uma Lamborghini preta travestida de Super Máquina.

Imagens do catálogo Glasslite 1986:









A série Mutante, robôs que se transformavam em veículos, também teve sua Super Máquina:


A Super Máquina (Knight Rider)
- 1982-1986
- 4 Temporadas / 90 Episódios

Abertura:


3 comentários:

  1. Olá amigo saberia me dizer que pode fazer uma restauração em uma "super máquina" pontiac, tenho uma que ganhei aos meus 6 ou 7 anos de idade e está com os sinais do tempo. Aguardo sua resposta abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se for um exemplar da Glasslite, talvez seja mais fácil adquirir uma e substituir as partes danificadas. Caso seja um outro modelo, em metal, veja o artigo de customização do Buggy Aranha. O Fábio Torres talvez possa te ajudar.

      Excluir
  2. Eu procuro o boneco do Michael Knight, se souberem de alguém que tenha pra vender, que não seja um valor absurdo.

    Obrigado

    ResponderExcluir