28 de novembro de 2004

A História dos "Swoppets"

Marcelo Volcato

"Swoppet", uma expressão inglesa derivada de "swap it", ou seja: Troque. Isso porquê os "swoppets" tinham, e ainda tem, a maravilhosa capacidade de trocar uma série de partes do corpo e de acessórios, quase como um "action figure" em miniatura. Em meados dos anos 60, o grande sucesso na Inglaterra era o "Action Man", que viraria o Falcon por aqui. Os meninos gostavam da idéia de brincar de boneca com soldados. 

A Britains, já estabelecida como a maior fabricante de soldadinhos da Inglaterra, tentou modernizar seus soldadinhos. Como? Criando os primeiros soldadinhos "swoppets".

Cowboy Britains

Soldadinhos com partes móveis já existiam desde o final do século XIX, de chumbo, mas o movimento era limitado ao braço que segurava a arma, e às vezes, à cabeça . O conceito do "swoppet" era diferente. A idéia era poder trocar o chapéu, as armas, o cinto, a cabeça, as pernas, etc... E assim novas brincadeiras poderiam ter personagens diferentes. A Britains, que fabricava na época as linhas "Eyes Right" (soldadinhos marchando em paradas) e Herald, teve que diminuir a produção dessas séries para atender a demanda mundial pela novidade. 

Percebendo o sucesso que o concorrente tinha na mão, a Timpo (Toy Imports, pois nos anos 40, no seu começo, a Timpo importava figuras de metal para a Inglaterra), que se destacava como a maior rival da Britains, não se fez de rogada. Em 1967, sem muito alarde, a Timpo lançou seus primeiros "swoppets". As figuras ainda eram tímidas, comparadas com suas sucessoras. Quase uma imitação sem inspiração da Britains. Mas em 1969, uma inovação: Figuras sem pintura! Figuras de plástico sem pintura já existiam desde os anos 40 nos EUA, mas esses Timpo eram diferentes. Cada peça era moldada na cor certa do plástico e as peças juntas não necessitavam pintura. Foi uma revolução que alçou a Timpo ao número 1 de vendas no mundo inteiro. Soldadinhos que nunca descascariam (quem brincou com Gulliver nos anos 70, pode avaliar como isso era extraordinário). Milhões e milhões de figuras Timpo inundaram o planeta inteiro, e poucos meninos não brincaram com eles na época. A luz vermelha acendeu em todos os fabricantes de brinquedos do mundo: Era preciso fabricar "swoppets". 

Esquimós

Romanos

Vikings

Uma lista de todos os fabricantes que se arriscaram nessa novidade seria muito longa. Mas vale lembrar que as principais empresas da época, nomes como: Airfix, Elastolin, Jean Hoefler, Cherilea, e etc, decidiram começar a fabricá-los.

Soldados Ingleses Cherilea

Mexicano à cavalo da Elastolin


Foi uma péssima idéia por quatro motivos, que infelizmente concorreram para o fracasso coletivo de todos:

1 - Em 1974 a Timpo lançou sua quarta série de "swoppets", com figuras moldadas em mais de uma cor ao mesmo tempo (processo que a Britains imitou na série Super Deetail, anos depois, alguém se lembra?). Essas figuras superavam a tudo que já se tinha feito em matéria de beleza e durabilidade, os meus, com 30 anos de vida, ainda parecem ter saído da caixa ontem! Nenhum dos concorrentes podia enfrentá-los.

Cowboys da quarta série da Timpo

2 - A crise do petróleo dos anos 70, tornou brinquedos que já eram caros, como os "swoppets", em proibitivos. A relação custo benefício se tornou negativa para eles. Essas figuras maravilhosas, simplesmente ficaram acima do poder aquisitivo da maioria dos consumidores. 

3 - A pressão de psicólogos na Europa e Estados Unidos, durante os anos 70, contra "brinquedos violentos". Uma conseqüência da Guerra do Vietnã, dizem. Curiosamente nos anos 50 eram os quadrinhos, e hoje são os vídeo games... 

4 - O mercado se cansou dos soldadinhos em geral e dos "swoppets" em particular, brinquedos novos, como Atari, os aposentaram.

Como conseqüência, das mais de trinta fábricas que seguiram o exemplo de Britains e Timpo, investindo pesado nos Swoppets, apenas uma (a alemã Jean Hoefler), não fechou as portas. Os "swoppets" foram o canto de cisne dessas fábricas. No Brasil, a Kiko lançou alguns cowboys e índios "swoppets", cópias de Airfix Plasty.

Índios Airfix Plasty

Além disso, muitas figuras Timpo foram importadas para cá, e curiosamente receberam bases metálicas e embalagens em Português. 

Hoje, tantos anos passados, e com mais fábricas de soldadinhos ativas, e mais linhas disponíveis do que nunca na história dos brinquedos, alguns ainda se arriscam com os "swoppets", fabricando essas pequenas maravilhas em pequena escala, em indústrias quase artesanais. Tudo por causa dos custos, que ainda não são razoáveis. Acredito que ainda não ouvimos o último suspiro dos "swoppets". Novos tempos podem trazer custos mais reduzidos, ou técnicas mais modernas. O "swoppet" pode estar voltando, ou ainda esperando uma nova oportunidade de assombrar o mundo. Afinal, brinquedo bom é como o vinho de qualidade: Quanto mais velho melhor.

Medievais da última série da Timpo

Um comentário: