14 de janeiro de 2005

Soldadinhos de Filmes - Parte 1 - Os Clássicos

Marcelo Volcato

O cinema e os soldadinhos de plástico sempre estiveram profundamente entrelaçados. Do ponto de vista dos fabricantes, associar seu brinquedo a algum filme de sucesso, é uma excelente estratégia de marketing: o que se paga pelos direitos é só uma fração do valor da publicidade que existe ao redor de um grande filme de Hollywood. É sobre essa relação, cinema/soldadinhos, que vamos tratar agora, mas esse é um campo tão vasto que será preciso dividir nosso trabalho em três:

Parte 1: Filmes Clássicos
Parte 2: Filmes Modernos

Filmes Clássicos

Ben Hur

O primeiro clássico do cinema que vêm em nossa mente, quando nos referimos aos soldadinhos, deve ser Ben Hur. O filme de 1959, com Charlton Heston no papel principal, tornou-se um ícone moderno. Quem nunca viu a famosa seqüência da corrida das bigas? Além disso, com um recorde de oscars, que levou décadas para ser igualado, esse filme causou furor no mundo inteiro, levando milhões de pessoas ao cinema. Tamanho sucesso inspirou dois fabricantes (Marx dos EUA e Reamsa da Espanha) a fazerem suas versões. 

Charlton Heston como Ben Hur

A versão da Marx, lançada no natal de 1959 era um espetáculo: Leões, bigas, escravos, nobres romanos, gladiadores, e óbvio, um Ben Hur. As fotos não enganam, esse playset espetacular apresentava um coliseu inteiro, com mercado de frutas e escravos do lado de fora, para completar. Um dos brinquedos mais clássicos da Marx, o playset do Ben Hur, 45 anos após seu lançamento, ainda está sendo fabricado nos dias de hoje. Uma prova de que um bom brinquedo nunca envelhece, encontrando consumidores ávidos por ele em sucessivas gerações.

Playset do Ben Hur da Marx

Arena do Coliseu da Marx

Biga do Ben Hur da Marx

Ben Hur da Marx

Detalhe do Coliseu Marx

Reamsa, esse curioso fabricante espanhol que vai merecer um artigo só sobre sua história, no futuro, lançou em 1960 sua versão do Ben Hur. Sem coliseu, ou mercado de escravos, o conjunto limitava-se a duas bigas (conduzidas por Ben Hur e Messala), e alguns soldados romanos vendidos em caixas com os bonecos pintados, ou em sacos plásticos, sem pintura. O que torna esse brinquedo interessante é que ao contrário da prática comum da Reamsa (e dos fabricantes de brinquedos espanhóis em geral), é que o Ben Hur não foi copiado! Tratava-se de figuras originais, e muito bonitas, por sinal.

Biga do Ben Hur do filme

Biga do Ben Hur da Reamsa

Biga do Messala da Reamsa

Romanos da Reamsa

Romanos da Reamsa

Beau Geste

O segundo filme que vem a mente, é o clássico de 1939, com Gary Cooper: Beau Geste. Uma grande história de amor fraternal, auto sacrifício e a coragem da Legião Estrangeira Francesa enfrentando os temidos Tuareg, Beau Geste foi um dos filmes mais vistos do século XX, com legiões de fãs até os dias de hoje. Como naqueles dias (em 1939), ainda não existiam soldadinhos de plástico, foi preciso esperar mais de 60 anos para que um fabricante fizesse sua versão do filme. Em 2000, inspirado pelos seus sonhos de infância, Richard Conte lançou o playset de Beau Geste, com tudo o necessário: Um forte, legionários, Tuareg, e até um sargento Markoff morto, para ser queimado aos pés da cama de Beau Geste (assista o filme e entenda!). A caixa da Conte ainda inclui um livro Beau Geste, um DVD ou VHS do filme de 39, e uma cópia de uma foto autografada de Gary Cooper como Beau Geste! Um playset tão grande, tão volumoso, que é vendido em duas caixas!

Gary Cooper em Beau Geste ( 1939 )

A caixa do playset Beau Geste da Conte

Figuras Beau Geste da Conte:





Forte de Beau Geste da Conte

Legionários - Markoff está morto aos pés da cama de Beau Geste

Tuareg contra legionários da Conte

Lawrence da Arábia

O terceiro filme clássico é um dos maiores sucessos da história do cinema. Trata-se de um filme maravilhoso de David Lean, com Sir Peter O'Toole vivendo o famoso Lawrence da Arábia! Filmado em 1962, o filme foi sucesso imediato de público e crítica. Em 1963, aproveitando-se do filme, o fabricante espanhol Reamsa fez sua versão, que inclui Lawrence, seu amigo Auda abu Tayi (Anthony Quinn), beduínos e turcos. Um sucesso da Reamsa, que continua disponível para os colecionadores, depois de mais de 40 anos.

Peter O'Toole como Lawrence da Arábia

Lawrence e Auda abu Tayi da Reamsa

Árabes e Turcos da Reamsa

Árabe da Reamsa

Turcos da Reamsa

Spartacus

O quarto e último clássico que vamos enfocar é um dos próximos lançamentos da Conte. Um filme de 1960, dirigido pelo genial Stanley Kubrick, com Kirk Douglas no papel título, Spartacus é com toda certeza um dos melhores filmes de ação de todos os tempos! As figuras lançadas em metal três anos atrás, agora estão sendo preparadas para o lançamento em plástico. São maravilhosas, e com toda certeza farão a alegria de colecionadores (e amantes do cinema) do mundo inteiro.

Kirk Douglas como Spartacus

A Conte, especializou-se em recriar filmes em soldadinhos de plástico e metal. Suas linhas já disponíveis incluem além de Beau Geste e Spartacus: Os Vikings (1958, com Kirk Douglas e Tony Curtis); O mais longo dos dias (1962, com Richard Burton); Zulu (1964, com Michael Caine), O Senhor da Guerra (1965, com Charlton Heston); e O Patriota (2000, com Mel Gibson). Além disso, como já mencionei no artigo do Robin Hood (veja aqui). a Conte prepara o lançamento do clássico de 1938: As Aventuras de Robin Hood, com Errol Flynn no papel principal. Uma verdadeira filmoteca no formato de soldadinhos!

Draba vs Spartacus, no filme Spartacus de 1960

Draba vs Spartacus da Conte em metal

Spartacus - Escravos rebeldes contra as legiões romanas

Protótipos de Spartacus da Conte:



Protótipos de escravos de Spartacus

Um comentário:

  1. Muito boas todas suas Matérias, estou lendo agora, em 2022. Nessa parte dos filmes clássicos, não teria quem sabe alguma série espanhola do El Cid?

    ResponderExcluir