18 de dezembro de 2003

Lanterna Verde Hal Jordan - Era de Prata [ DC Direct ]

Johannes Neto


Hal Jordan é um personagem de sucesso que teve várias reviravoltas em sua vida na década passada, algumas tão sofríveis que volta e meia uma encadernação de histórias antigas é lançada para aplacar a fúria dos fãs de sua fase clássica.

Vamos falar um pouco da origem do moço: Harold Jordan era piloto de testes da Ferris Aeronáutica. Certo dia, enquanto Hal estava pilotando um simulador, ele foi arrancado (com simulador e tudo) do chão e levado pelo ar até o meio do deserto, onde uma nave extraterrestre repousava, avariada. No interior da nave, um alienígena chamado Abin Sur, membro da Tropa dos Lanternas Verdes, agonizava, às portas da morte. 

Antes de desfalecer, Abin passou seu anel para Hal Jordan, e o tornou o novo Lanterna Verde do setor 2814. Deste evento até Hal tornar-se Parallax, morrer e transformar-se no novo Espectro muitas histórias inesquecíveis foram produzidas. O fato é que a linha DC Direct possui três versões de Hal Jordan sob o manto de Lanterna Verde e todas elas necessárias pois o alter-ego humano, diferentemente de outras identidades secretas de heróis populares, possui um forte carisma. Isto deriva-se de algumas histórias onde o elemento humano de Hal tornou-se tão ou mais importante que sua forma mítica.


Esta versão de Hal Jordan remonta à Silver Age, a Era de Prata dos quadrinhos, diferentemente da versão Hard Travelling Heroes que é mais atual e menos articulada.

Escultura

5 / 5

A escultura desta versão possui um design que lembra os desenhos de Gil Kane. Traços suaves e músculos não tão anabolizados quanto a versão Hard Travelling Heroes. A figura possui 6,25".

O mais notável nesta figura é o equilíbrio visual: não há braços estirados em poses estranhas. Apesar do corpo ter sido esculpido em uma pose padrão, dá para fazer algumas composições.

A única ressalva fica por conta do limite entre cabeça e pescoço. Ao invés de uma transição coerente, através de um corte sob as orelhas e no limiar do cabelo (na parte da nuca), restou mais material dos lados (entre a mandíbula e a nuca). Ficou um pouco estranho. 

A escultura é um trabalho de James Shoop, encarregado de trabalhos da Era de Prata, tais como os personagens da Legião dos Super-Heróis.




Pintura

4 / 5

Como na maioria de seus produtos, a pintura é um item superior. Não há áreas borradas ou destoantes. 

Aqui não existe nuances ou sombreamentos. E o estilo do uniforme de cores básicas e design clássico não comporta variações sem divergir do conjunto visual da figura.

Articulação

4 / 5

Esta figura possui 11 pontos e é a mais articulada das três versões já lançadas pela DC Direct. Os pontos são:

  • Pescoço
  • Ombros (parcial ball jointed, movimentam-se até 45°)
  • Cotovelos
  • Punhos
  • Quadris
  • Joelhos

Acessórios

5 / 5

Acompanham o boneco, uma bateria e um anel de tamanho único e ajustável. São os complementos que todo fã de Hal Jordan poderia querer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário