11 de janeiro de 2014

Star Wars - The Black Series 1 e 2 [ Hasbro ]

Laércio Gonçalves

Saudações, meu nome é Laércio, coleciono figuras de ação e outros brinquedos há mais de 30 anos, e recentemente fui convidado pelo nosso amigo Alexandre Nunes a escrever artigos ou reviews para esse blog, o que para mim foi uma grande honra. Não sabendo ao certo como começar, resolvi então fazer as duas coisas ao mesmo tempo e assim surgiu esse artigo/review da coleção Star Wars Black de 6 polegadas. Como é de conhecimento de alguns, coleciono, entre outras coisas, figuras baseadas em filmes de cinema e séries de TV, principalmente nas escalas de 6 a 7 polegadas, o que funciona muito bem em minha opinião, já que essa diferença de tamanho soa plausível (você normalmente vê pessoas com diferenças de tamanho superiores no seu dia a dia). Por ser fã de figuras de cinema, obviamente já possuía várias baseadas na série Star Wars, que, como todo colecionador que se preza sabe, é produzida na escala de 3.75 polegadas desde 1978 nos longínquos tempos da Kenner Toys, que anos depois foi comprada pela Tonka, e finalmente pela Hasbro, e nessa escala se manteve até os dias de hoje, quando recentemente, para alegria de alguns, como eu, e desdém de muitos, fomos surpreendidos com o anúncio de uma série de figuras na minha amada escala de 6 polegadas. Não fosse o bastante, se tratava de uma série "premium" com muitos acessórios, escultura diferenciada e hiperarticulada, o que não era completamente novidade, tendo em vista que algumas figuras de 3.75" já receberam tratamento similar, ou assim pensávamos.

Apesar de dispensar introduções para a maioria, da esquerda para a direita Princesa Leia, R2 D2,
Han Solo, Luke Skywalker, Boba Fett, Darth Maul, Greedo e Sandtrooper.

As 8 figuras são extremamente consistentes, em questão de escala, pintura, articulação e escultura. A figura da Princesa Leia pode parecer um pouco fora de escala, mas essa é realmente a diferença de altura da atriz em relação aos outros (confira comigo no replay): 


A escultura é um dos pontos altos, muito bem executada em todos, sem mencionar o incrível nível de detalhes. Não pude encontrar falhas na pintura de nenhuma das minhas figuras, nem nos menores detalhes, pinturas "aguadas" para adicionar textura muito bem feita e sem excessos. Os acessórios são um show à parte. Se você pensar em um acessório que seria indispensável ao personagem, ele está lá. As armas curtas podem ser colocadas nos coldres, o capacete do Luke se encaixa perfeitamente, tecido só é utilizado onde não compromete a escultura, Darth Maul vem com uma cabeça extra só para garantir que o visual fique melhor com o manto, Hans Solo vem com dois coldres e com armas diferentes para cada um. Os sabres de luz tanto de Luke quanto de Darth Maul podem ter as "lâminas" removidas, o sabre duplo pode ser separado em dois. R2 D2 tem além dos vários acessórios, painéis frontais que se abrem, com uma "pinça" e uma "interface", e uma "perna" retrátil. O único que ficou com poucos acessórios (na verdade apenas sua arma) foi Greedo, e na verdade eu não consegui pensar em outro, talvez pela sua muito breve participação no filme. Ainda assim uma figura impressionante, e necessária, afinal Han precisa de um alvo para treinar sua pontaria.







Tudo parece ter sido feito por um colecionador, pensando em como agradar seus colegas colecionadores. Àqueles que não se interessaram inicialmente nessa coleção, eu recomendo, sob pena de um arrependimento posterior, que ao menos procure ver uma das figuras de perto. Só vi tanto capricho em figuras de 6 polegadas até hoje, em alguns lançamentos no Japão. Muito acima das figuras de heróis da própria Hasbro (sem ofensas).

As séries 1 e 2 já se encontram em toda parte (ao menos nos EUA) e a terceira série já está prestes a chegar às prateleiras do Tio Sam, com as figuras de Obi-Wan Kenobi (episódio III), Stormtrooper, Luke Skywalker (episódio V) e um repack da figura de Han Solo. O detalhe é que a figura do Stormtrooper já está ficando mais difícil de conseguir, porque alguns fãs querem mais de um desses. O único problema que encontrei em algumas delas, foi o fato de que uma ou outra articulação fica limitada pelos detalhes esculpidos (mais notadamente, os grandes bolsos das pernas de Boba Fett, que limitam as poses de suas pernas).

Se você gosta de Star Wars, figuras de filmes e da escala de 6 polegadas, com certeza essa é a melhor pedida do momento. Recomendo. 
Em uma escala de 1 a 10, nota 9,5.

Fato curioso do dia: fortes rumores indicam que uma das grandes surpresas reservadas pela Hasbro para a NY Toy Fair desse ano será uma série semelhante, de GI Joe.


Um comentário: